Multipotencial: talento além da especialização


As transformações aceleradas do mundo do trabalho têm desafiado padrões que até então pareciam bem determinados e inquestionáveis.

Sempre fomos encorajados a buscar a especialização em um campo específico, a fim de nos tornarmos os melhores em uma área específica. No entanto, há um grupo de pessoas que se destacam por sua multipotencialidade – a capacidade de ter múltiplos talentos em diferentes áreas.

A escritora e palestrante Emilie Wapnick popularizou o termo “multipotencialidade”.

Emilie afirma que ser um multipotencial é normal. Acredita que muitas pessoas são multipotenciais, mas não se reconhecem dessa forma porque a cultura valoriza a especialização. Ela argumenta que não há nada de errado em ter muitos interesses e habilidades diferentes, e que essa é uma forma legítima de ser.

Os talentos com multipotencialidade são aqueles que têm habilidades em várias áreas diferentes e muitas vezes têm dificuldade em escolher apenas uma carreira ou campo de atuação. São curiosos e inquietos. Eles têm uma paixão por aprender e descobrir novas coisas, o que pode torná-los valiosos em muitas situações diferentes.

No entanto, essa habilidade também pode ser vista como uma maldição em uma sociedade que valoriza a especialização. Talentos com multipotencialidades muitas vezes são definidos como sem foco e dispersivos.

Muitos talentos com multipotencialidade se sentem pressionados a escolher uma carreira e se aprofundar em um único campo, o que pode ser desafiador para eles.

Multipotenciais precisam de mais tempo para explorar seus interesses e habilidades.

Podem ter carreiras não convencionais, explorando novos formatos, trabalhando em projetos e iniciativas que envolvam atividades conectando diversas áreas de uma organização.

Os multipotencias são adaptáveis. A escritora Bárbara Sher, no livro “Refuse to choose” – recuse a escolher, chama esses indivíduos de “scanners”. São pessoas que aprendem rápido e precisam de desafios para se sentirem estimulados.

As empresas podem se beneficiar muito ao contratar profissionais com multipotencialidade, pois essas pessoas geralmente têm uma ampla variedade de habilidades e interesses, o que pode contribuir para a inovação e a diversificação de suas equipes.

As chamadas carreiras não lineares são o verdadeiro parque de diversões para o multipotencial. As arquiteturas de trabalho que permitem ao profissional navegar dentro da organização transitando entre áreas e contribuindo em diversas atividades acelera demandas de negócio e é a melhor forma de aproveitar a multiplicidade de pontos de contribuição.

Pessoas com multipotencialidade são geralmente criativas. As empresas podem estimular a criatividade desses profissionais, oferecendo-lhes espaço para inovar, experimentar e contribuir com novas ideias.

Esses profissionais são geralmente intraempreendedores.

Profissionais com multipotencialidade podem ter ideias inovadoras e empreendedoras. As empresas podem incentivar esse comportamento, oferecendo espaço para que possam explorar suas ideias e projetos. Essa abordagem pode levar a novos produtos, serviços ou soluções.

Em resumo, as empresas podem aproveitar os profissionais com multipotencialidade, oferecendo-lhes tarefas variadas, espaço para inovar, oportunidades de aprendizagem, incentivos ao empreendedorismo interno e fomentando a colaboração. Isso não só ajudará a reter esses profissionais talentosos, mas também pode levar a um ambiente criativo e inovador.

Num mercado cada vez mais competitivo saber identificar, desenvolver e engajar multipotenciais será um grande diferencial.  Ao invés de tentar encaixá-lo no antigo modelo linear e especializado é essencial permitir que esse talento flua na organização, construindo um ambiente mais diverso e inclusivo.

permalink | enviar por email
Atendimento via WhatsApp
Solicite mais informações

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu telefone (obrigatório)

    Unidade Produtive de preferência (obrigatório)

    Assunto (obrigatório)

    Empresa (obrigatório)

    Possui curso superior?

    Cargo / Posição

    Área de atuação

    Objetivo

    Último cargo ocupado

    Linkedin

    Anexar Currículo

    Sua mensagem (obrigatório)

    close
    Contact us