Moldando o futuro das organizações com talentos ágeis


No ambiente empresarial, o conceito de agilidade ganhou força há duas décadas com a divulgação do Manifesto Ágil, uma declaração de valores e princípios essenciais para o desenvolvimento de softwares, escrita por profissionais de TI no início dos anos 2000.

A essência do pensamento ágil, inspiração para a metodologia Agile, está conectada a valores como, interação, colaboração, resultado, melhoria contínua e ancorada em doze princípios. Entre os principais ganhos, ao longo dos anos, para as empresas que apostam em metodologias ágeis estão a proposta de aprimoramento constante, ciclos contínuos de feedback e a capacidade de errar mais rápido. 

Do ponto de vista do comportamento humano, a abertura ao aprendizado e a rapidez de adaptação compõem o DNA de mindsets conectados à agilidade. A velocidade, aliás, está marcada na etimologia da agilidade, o termo vem do latim agilitas que significa rapidez, mobilidade e que, por sua vez, deriva-se do verbo agere: mover-se, deslocar-se.

Num mundo globalizado – volátil, incerto, complexo e ambíguo – tenho defendido que a agilidade deve nortear a análise de potencial dos indivíduos. Pegando carona no deslocamento expressado pelo verbo latino que originou o termo, é preciso levar a previsão de potencial para o contexto de futuro. 

Em que pese a relevância da performance de curto prazo, será a prevalência de indivíduos com alta habilidade de aprendizagem que determinará o futuro da organização. Sucesso passado só se torna indicativo de potencial quando está aliado à mentalidade ágil.Uma agilidade diversa e aberta.

A aprendizagem técnica e comportamental é uma das medidas da agilidade. O talento do futuro é o mais ágil para aprender. A expressão learning agility tem sido difundida pelo Center for Creative Leadership (CCL) como uma característica fundamental para o desenvolvimento profissional contínuo. Profissionais com agilidade de aprendizado têm habilidades para questionar o status quo, inovar, executar, revisar comportamentos. 

São pessoas curiosas e que estão constantemente em busca de situações novas, que se nutrem  com novas descobertas. Um perfil profissional que se beneficia com uma proposta de carreira não linear, com oportunidades de contribuição em mais de uma área da empresa. Digo e repito: só os curiosos vencerão.

No campo das emoções, a agilidade é o foco do estudo da  pesquisadora Susan David, autora do livro Agilidade Emocional. Líderes com essa característica conseguem adaptar sua comunicação de acordo com o estilo do time, permitindo que as pessoas sejam emocionalmente genuínas. 

Levam a conexão com a equipe para um patamar ainda mais profundo, num terreno de segurança psicológica, em que as pessoas podem se sentir confortáveis para falar o que pensam e dividir expectativas de carreira e desenvolvimento. A meta suprema da agilidade emocional é manter ao longo da vida um sentimento de desafio e de crescimento vivo e saudável, resume a autora. 

Essencial para um profissional que aspire a gestão de pessoas, a agilidade emocional é uma característica ligada à dimensão social da inteligência emocional. Descrita por Daniel Goleman no livro “Inteligência Social”, ela desempenha um papel extremamente relevante nas relações interpessoais e na sociedade como um todo. Reúne habilidades com empatia, compreensão social, comunicação eficaz entre outras competências que melhoram a relação com os outros. 

Numa releitura da famosa frase do empreendedor alemão Peter Schutz, CEO da Porsche na década de 1980, “contrate caráter e treine habilidades”, a recomendação mais contemporânea poderia ser a de indicar que as organizações, além do caráter, contratem profissionais com uma mentalidade ágil.

permalink | enviar por email
Atendimento via WhatsApp
Solicite mais informações

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu telefone (obrigatório)

    Unidade Produtive de preferência (obrigatório)

    Assunto (obrigatório)

    Empresa (obrigatório)

    Possui curso superior?

    Cargo / Posição

    Área de atuação

    Objetivo

    Último cargo ocupado

    Linkedin

    Anexar Currículo

    Sua mensagem (obrigatório)

    close
    Contact us