Melhore a sua capacidade de reportar as entregas


Nos últimos dois anos estamos vivenciando uma profunda transformação no mundo do trabalho. Antes da pandemia, nossas discussões sobre o futuro do trabalho eram baseadas na transformação decorrente da tecnologia. Discutíamos as estratégias de sobrevivência e o destino dos empregos diante dos impactos de ferramentas como automação e inteligência artificial na dinâmica de geração de vagas. Embora essa reflexão ainda seja válida, houve um importante aditivo nessa caminhada.

A pandemia e a mudança na forma de trabalhar determinou uma discussão mais profunda sobre interesses de carreira, satisfação profissional, autonomia e futuro dos escritórios.

Alguns passaram a chamar esse fenômeno de “great reset” ou “great resignation”. Isso quer dizer ondas de demissões motivadas por uma revisão do desenho de vida e carreira. Muitas pessoas não querem voltar aos sistemas antigos e revisaram seus elementos de valorização do trabalho.

Isso determinou uma angustiante luta das empresas para revisar suas práticas de gestão para atrair e manter talentos. Nesse conjunto de mudanças estão as definições sobre modelos híbridos e mais flexíveis que permitam aos funcionários equilibrar seus diversos papéis na vida.

 

A atuação da liderança está no centro das discussões. A transformação não comporta mais gestores autoritários e que coordenam com sistemas de comando e controle. Liberdade e autonomia são ferramentas essenciais na nova jornada do trabalho.

Porém, pouco tem se discutido sobre a transformação do papel do indivíduo para construção dessa dinâmica mais livre e fluída.

 

É como se colocássemos a responsabilidade toda na gestão, com o líder encurralado pela transformação do mundo do trabalho. Nesse contexto, estamos esquecendo que os modelos híbridos, além de exigirem um novo perfil de liderança, também determinam um novo jeito de pensarmos nosso nível de comunicação e informação sobre nossas atividades.

A reportabilidade é a capacidade de manter a liderança informada e dar clareza sobre as entregas. A ausência da presença diária nos escritórios faz com que cada profissional deva rever sua estratégia de reporte do trabalho que está realizando. Informar a organização e ler os cenários para posicionar o trabalho ganha um novo contorno. Cabe ao indivíduo dar clareza da evolução de suas atividades e dos resultados atingidos.

A confiança é uma construção entre líder e colaborador. Não podemos aceitar a antiga e, por vezes cômoda, ideia de que o líder precisa monitorar o trabalho de todos. O desejo por autonomia impõe uma caminhada de reportabilidade.

Em  2019, Vasant Narasimhan, o CEO da Novartis, falou sobre o tema “unbossing” algo como “sem chefe”, na ideia de reduzir hierarquia e promover as melhores ideias independentemente do nível. O desafio das empresas contemporâneas passa pelo aumento da autonomia e pela horizontalização das estruturas. Essa transformação irá exigir cada vez mais habilidade em construir a reportabilidade do trabalho. Não se trata apenas de comunicar o chefe e, sim, de organizar a informação sobre o trabalho.

 

Em seu novo livro “The next rules of work”, o professor Gary Bolles traz algumas reflexões sobre habilidades do profissional do futuro. Ele cita a gestão de portfólio de carreira.

O portfólio é o conjunto de habilidades e entregas que um profissional pode fazer.

É o protagonismo para trabalhar com o foco em projetos e resolução de problemas, e a capacidade de demonstrar os ganhos dessas iniciativas.  A gestão do portfólio é uma qualidade do profissional que gerencia sua carreira como visão empreendedora.

Nessa direção existem três questões essenciais que precisam ser avaliadas a cada dia de trabalho: o que foi feito, por que foi realizado e qual o resultado atingido. Pensar dessa forma nos ajuda a reconhecer nossas entregas e posicioná-las na empresa.

 

Ampliar reportabilidade não é um ato de submissão e, sim, uma estratégia de posicionamento de marca para evoluir na carreira.

permalink | enviar por email
Warning: Illegal string offset 'class' in /home/customer/www/produtive.com.br/public_html/wp-content/plugins/simplified-social-share/s9-social-sharing/includes/shortcode/shortcode.php on line 33
Atendimento via WhatsApp
Solicite mais informações

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu telefone (obrigatório)

    Unidade Produtive de preferência (obrigatório)

    Assunto (obrigatório)

    Empresa (obrigatório)

    Possui curso superior?

    Cargo / Posição

    Área de atuação

    Objetivo

    Último cargo ocupado

    Linkedin

    Anexar Currículo

    Sua mensagem (obrigatório)

    close
    Contact us