Em sintonia consigo mesmo


Em seu caderno de Empregos e Carreira desse fim de semana, o jornal O Povo, de Fortaleza,  mostra dicas do que o profissional precisa fazer para os seus momentos de lazer a fim de evitar estresse no trabalho. A reportagem teve a participação de Fernando De Vincenzo, consultor de carreira na Produtive. 

opovo

Diante das exigências por altas performances no mercado de trabalho, é necessário pensar na importância do tempo de lazer ao se falar em carreira. “Os prazeres da vida são pilares para se ter alto rendimento. Imagine que o profissional trabalha com uma carga pesada, com muitos desafios cotidianos. Se ele não conseguir trazer novas energias para esse processo, a semana vai perdendo força”, avalia Fernando de Vincenzo, consultor de carreira na Produtive.

Não há uma fórmula de como utilizar melhor o tempo livre. Cada um tem que descobrir a sua, e não deixar se levar sempre apenas pelo que um parente próximo ou amigo deseja fazer.

Imprescindível ao processo de autoconhecimento está “fazer uma pesquisa interna” de quais atividades costumava realizar quando criança ou adolescente e que deixou para trás devido ao ritmo acelerado do trabalho. Se possível, reinventá-las.

Aliviando a semana

Para que a semana não a “consuma totalmente”, Ruth procura planejá-la e organizá-la com antecedência. Resumindo, levanta a bandeira da descontração, sem perder de vista a disciplina. “Horário do trabalho é horário do trabalho. E se não aproveitasse meus dias de folga, talvez minha semana fosse bem mais estressante”.

Ao contrário de Ruth, a contadora de empresas, Juliana Ricarte, de 36 anos, nem sempre pode se permitir não levar trabalho para casa. Embora, boa parte das vezes, o final de semana seja de folga. “Às vezes, preciso responder e-mail ou ficar de standby (em espera), mas é muito raro”. Em viagem ou de férias, porém, tem de estar sempre atenta a algo de importante que acontece na empresa.

A estratégia é também dar uma “esticadinha” e trabalhar até um pouco mais tarde na semana. Aos sábados, quando cumpre carga horária até meio dia, prepara-se para ir direto à praia. “Adoro tomar sol, água de coco, estender a canga e tomar um banho de mar na ‘Praia dos Crush’ (Praia de Iracema)”, detalha animada. Ao final do dia, a melhor opção é cair no samba. De preferência no Serpentina, um bar de amigos. “Lá tenho várias pessoas conhecidas. É o lugar para onde mais gosto de sair pra dançar. Além do Moto Libre Bar”.

Para fugir da rotina na semana, Juliana dedica dois dias ao ballet fitness e pratica musculação, todos os dias cedinho, antes de ir trabalhar. “Minha profissão é muito estressante porque trabalho com números e diversas empresas. Não fosse o tempo livre, ia ficar muito irritada, estressada”. Outra forma de desacelerar a correria do dia a dia é reservar 15 minutos para tomar um café e “colocar o papo em dia” com os colegas de trabalho. (Lígia Costa)

Confira a publicação original aqui. 

permalink | enviar por email
Atendimento via WhatsApp
Solicite mais informações

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu telefone (obrigatório)

    Unidade Produtive de preferência (obrigatório)

    Assunto (obrigatório)

    Empresa (obrigatório)

    Possui curso superior?

    Cargo / Posição

    Área de atuação

    Objetivo

    Último cargo ocupado

    Linkedin

    Anexar Currículo

    Sua mensagem (obrigatório)

    close
    Contact us