Como funciona a empresa que se organiza por habilidades


Os modelos tradicionais de construção da estrutura do trabalho baseados em organogramas hierárquicos clássicos vêm sofrendo por não corresponderem aos anseios de desenvolvimento das pessoas e também serem limitantes para entregar todo o valor que os negócios precisam. De um lado, indivíduos com expectativas crescentes de desenvolvimento pressionam por crescimento e oportunidades. Do outro, negócios sendo desafiados a ser cada vez mais velozes e inovadores para acompanhar as transformações da sociedade.

Um estudo global realizado no início de 2023 pelo Linkedin mostrou que 61% dos entrevistados estariam dispostos a trocar de trabalho se não visualizassem oportunidades de desenvolvimento. Não necessariamente alteração de cargo, mas chances para aprender e crescer profissionalmente.

Os desafios para engajar talentos gerando oportunidades somados aos crescentes problemas de negócios fazem com que tenhamos que pensar uma forma diferente de moldar o trabalho.

Em vez de estarmos fixados em descrição de cargos e funções tradicionais é hora de  pensarmos em organizar o trabalho por habilidades.

No célebre livro Reinventando as Organizações, o autor Frederic Laloux apresenta um novo sistema para organizar o trabalho. Chama as empresas que adotam um novo formato de organizações Teal. Elas são caracterizadas por estrutura auto-organizada e um profundo senso de propósito. A gestão é distribuída, equipes operam com alto grau de autonomia. As decisões são tomadas por aqueles mais próximos do problema, a hierarquia é mínima.

Os modelos sugeridos por Laloux são disruptivos e difíceis de serem implementados porque mexem com um aspecto central das organizações: a dinâmica de poder.

Embora distante da maioria das empresas, reflexões sobre descentralização de poder e equipes autodirigidas são uma luz para referenciar a transformação nas estruturas.

Essa caminhada para moldar uma estrutura mais ágil pode ser feita de forma gradual. Nesse contexto é que entra o conceito de gestão por habilidades. Empresas como Bayer, Novartis e Coca-Cola vem discutindo e implementando formatos nessa direção. No Brasil, a CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) é um exemplo de empresa que busca novos formatos.

Uma organização dirigida por habilidades coloca as competências dos seus colaboradores no centro das decisões e operações. O foco é garantir que as pessoas sejam alocadas em tarefas e projetos com base em suas habilidades e conhecimentos, a fim de maximizar a eficiência, a produtividade e a satisfação. A organização prioriza a correspondência entre as habilidades, competências, experiências dos funcionários e as funções que desempenham.

Essas organizações são flexíveis e adaptáveis, permitindo que as equipes se ajustem rapidamente às mudanças nas demandas. A alocação de pessoal pode ser reconfigurada conforme necessário.

A organização investe no desenvolvimento contínuo das habilidades, reconhecendo que a aprendizagem e a evolução são essenciais para manter a relevância e a eficácia. Podem ser mais inovadoras, pois as equipes são compostas por pessoas com as habilidades certas para abordar problemas complexos e promover a criatividade.

A alocação eficaz de habilidades leva a uma maior eficiência e produtividade, pois as pessoas estão aptas a realizar suas tarefas com eficácia.

Uma organização dirigida por habilidades pode adotar muitos princípios de uma organização Teal, especialmente relacionados à autonomia, colaboração e desenvolvimento contínuo. Ela busca criar um ambiente em que as habilidades dos funcionários sejam reconhecidas, desenvolvidas e aplicadas de forma eficaz.

permalink | enviar por email
Atendimento via WhatsApp
Solicite mais informações

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu telefone (obrigatório)

    Unidade Produtive de preferência (obrigatório)

    Assunto (obrigatório)

    Empresa (obrigatório)

    Possui curso superior?

    Cargo / Posição

    Área de atuação

    Objetivo

    Último cargo ocupado

    Linkedin

    Anexar Currículo

    Sua mensagem (obrigatório)

    close
    Contact us