Alfabetização para o futuro impulsiona o RH como agente de transformação


Usar o futuro como uma lente de observação do presente. Essa é uma das possíveis abordagens práticas no caminho da inovação no RH.

Criada pela Unesco, a alfabetização de futuro – future literacy – é uma disciplina que capacita indivíduos para esse approach. A sua metodologia, segundo um dos criadores, o pesquisador Riel Miller, foi construída de tal maneira a dar mais consciência ao funcionamento dos processos de suposição antecipatória do futuro na tomada de decisão estratégica no presente.

É fato que planejamos e tomamos decisões baseadas na suposição do futuro o tempo todo. Mas, ao antecipar e imaginar futuros possíveis de maneira organizada e metódica, iluminamos processos mentais subjetivos de suposição e reação, permitindo uma expansão de consciência. Como pesquisador, Miller estuda há 30 anos a maneira como as pessoas pensam e imaginam o futuro. E, segundo ele, a future literacy tem a grande vantagem de desenvolver uma sofisticação no processo mental de antecipação e uso do futuro no presente.

Indivíduos equipados de alfabetização sobre futuros projetam diferentes cenários e diversificam suas apostas para novos contextos que emergirem. Consequentemente melhoram a capacidade de tomada de decisão e inovação em ambientes de alta complexidade. Essa é uma competência considerada das mais relevantes aos líderes no contexto atual e é especialmente importante para os profissionais de RH.

No que se refere ao desenho organizacional, profissionais da área de gestão de pessoas têm o papel de provocar uma transformação e podem usar o exercício de pensar o futuro como um laboratório para inovar no presente. Para uma proposta efetiva de mudança nas estruturas, é essencial essa agenda de observação de futuros.

Desenvolver esse mindset exige a consideração de múltiplos contextos. Na prática, trata-se de imaginar cenários possíveis ainda que improváveis para aumentar a capacidade de inovar, planejar e criar o futuro mais desejado. Na dimensão individual, abraçar a incerteza e a complexidade, nos torna mais criativos no desenvolvimento de estratégias e aumenta nossa autoeficácia.

Ao desafiar padrões de pensamento, a alfabetização do futuro pode ainda mudar as condições de mudança — um ponto importante para guiar os processos de transição na sociedade e nos negócios. No contexto dos RHs, a alfabetização sobre futuros, sem dúvida, potencializa a influência da área de gestão de pessoas e a eleva à condição de agente transformador. Um olhar consciente e estratégico para a projeção sobre o futuro é o que fará a diferença na resposta da organização às transformações do novo mundo do trabalho.

É papel da área de recursos humanos estar atenta à evolução e ser a mensageira das tendências na organização. Talentos não suportam mais estruturas arcaicas e fenômenos como o aumento no número de pedidos de demissão de profissionais qualificados reforçam esse movimento. Negar a mudança e insistir em modelos desalinhados aos anseios dos profissionais do século 21 tem levado empresas a patinarem entre estudos de turnover e continuará levando.

Organizações conectadas com o futuro e que investem em desenvolvimento têm mais agilidade de resposta frente aos desafios cada vez mais complexos que se apresentam. Além das mudanças evidentes na maneira de contribuir, nos modelos de trabalho remotos ou híbridos, o estímulo à cultura de aprendizagem é essencial em uma agenda voltada para o futuro.

A metodologia para usar o futuro a favor do presente permitirá o RH fazer apostas mais assertivas na construção de novo desenho organizacional com mais estímulo à cultura de aprendizagem. Essa é, de fato, a grande transformação que o futuro nos convoca no presente.

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