À espera de oportunidades
Matéria publicada na atual edição da Revista Anália Franco em Foco, com entrevista de André Ribeiro, Consultor de Carreira Sênior da Produtive:
Cresce número de profissionais em busca de emprego no país
Por Amanda Barbosa
Dicas para quem está desempregado
Por André Ribeiro, Consultor de Carreira da Produtive
Readeque os custos familiares frente à nova situação e corte gastos desnecessários;
Trace um plano de busca de um novo emprego e tenha foco na execução desse plano;
Mantenha a tranquilidade ao participar dos processos seletivos e evite a ansiedade;
Procure apoio em suas conexões, sejam profissionais sejam pessoais, para que você possa identificar oportunidades e contar com referências sobre suas experiências e competências.
Mês a mês, o número de desempregados no Brasil só aumenta. Desde o início do ano passado, não houve retração da taxa de desocupação. Até mesmo o mês de novembro, que costuma ser mês de contratações, em 2015, foi de demissões.
O fato mais preocupante é que as estimativas para 2016 continuam negativas. Isso quer dizer que este número deve crescer ainda mais. Há previsões de que o número de desempregados continue aumentando até superar os 10 milhões, e a taxa de desocupação alcance 10% ainda no primeiro semestre deste ano.
[…]
Na visão de André Ribeiro, Consultor de Carreira da Produtive, consultoria de outplacement, o mercado de trabalho está atípico, pois as empresas estão com receio de fazer grandes investimentos, refletindo em certa estagnação. Há empresas diminuindo operações ou encerrando atividades, mas poucas se arriscam em realizar ampliações de sua capacidade produtiva.
“Percebo diversos movimentos atualmente. O mais intenso é o de substituições de funcionários em prol de mais performance individual e reduções de custos de folha de pagamento para as posições de área de apoio”, diz Ribeiro.
O consultor da Produtive enxerga que o mercado está favorável a posições de desenvolvimento de negócios, isso porque a necessidade das empresas em gerar receita força a busca de profissionais com domínio de seu mercado e maior capacidade de gerar faturamento no curto prazo. “Abre-se também espaço para as movimentações de profissionais de alta gestão nas empresas, capazes de realizar turn around e principalmente resgate e manutenção de receita.”
DIFICULDADES NA RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL
[…]
Para o consultor de carreira da Produtive, os profissionais mais afetados pelo desemprego são os que foram demitidos e estão com remuneração inflacionada em relação ao cargo que ocupam. Para que esses possam se reposicionar se submetem a remunerações inferiores ou optam por em encontrar fontes alternativas para a geração de renda.
Aqueles que perderam o emprego porque seu segmento de atuação está em crise e apresenta pouco ou nenhuma opção de contratação também estão entre os que mais sofrem com o desemprego, de acordo com Ribeiro.
[…]
Ao que tudo indica os caminhos que o Brasil deve seguir para conter o desemprego ainda serão longos. Para o consultor da Produtive, o Programa de Proteção ao Emprego (PPE), aprovado pelo governo é insuficiente para resolver a questão. “O mercado privado é reativo, ou seja, pouco pode fazer algo para conter o crescente índice de desemprego. A solução depende do fim da crise política em primeira instância, para que o natural otimismo brasileiro volta ao mercado e, junto com ele, as empresas possam voltar a investir”, opina Ribeiro.