Archives

Desafios da liderança em cenário de crise

Em um cenário de estresse devido aos efeitos da crise da covid-19 e a incertezas quanto ao futuro, contar com o engajamento dos colaboradores será fundamental para a trajetória de recuperação das empresas. Leia a reportagem e ouça o podcast da revista CNT, que conta com a participação do CEO da Produtive, Rafael Souto. Ele fala sobre as melhores estratégias para o corpo diretivo e de liderança das empresas nessa condução:

A imprevisibilidade sobre o futuro do Brasil e do mundo permeia o atual cenário de empresas dos mais variados segmentos que, para sobreviverem aos impactos econômicos e sociais provocados pela pandemia do novo coronavírus, se desdobram na busca por soluções oportunas e acertadas.

O fato é que as boas decisões devem ser baseadas em um conjunto de informações precisas, mas o atual momento não as oferece tão facilmente frente às incertezas que cercam os rumos da pandemia. Neste momento, um dos grandes desafios das lideranças do mundo empresarial é lidar com uma série de fatores sobre os quais não existe controle, mas que podem ter um impacto sem precedentes nas corporações.

Para o CEO da Produtive Carreira e Conexões com o Mercado, Rafael Souto, essa crise tem uma configuração diferente, porque mexeu com as relações de trabalho ao transformar muito rapidamente toda a cadeia de consumo e o movimento da sociedade. Nesse contexto, as lideranças das empresas precisarão engajar suas equipes de forma a envolvê-las na busca conjunta de alternativas e novas soluções. Para isso, elas precisam se comunicar de forma clara, ágil e frequente, inclusive sobre a imprevisibilidade do futuro. “Muitos líderes ficaram atordoados com a crise e se retiraram da comunicação com seus times, seja porque não estavam no mesmo ambiente físico, seja por insegurança. Mas eles precisam dar o tom do que esperam dos colaboradores”, defende.

A comunicação e a saúde mental 

Toda a insegurança gerada pela pandemia tende a reverberar, de forma negativa, no emocional dos colaboradores, o que impacta diretamente a produtividade, o engajamento e a resiliência da equipe. Esse é um entendimento comum entre especialistas de Recursos Humanos, como a psicóloga organizacional Edwiges Parra. Para ela, os líderes e os profissionais que atuam na gestão de pessoas devem traçar estratégias, ancoradas em comunicações ágeis, constantes e transparentes, de modo que os colaboradores percebam que estão sendo cuidados, mesmo em um cenário difícil como o atual.

Segundo ela, é natural que as pessoas se sintam ansiosas e preocupadas por quererem respostas e, nesse contexto, as lideranças precisam deixar claro que elas virão na medida em que os elementos e as variáveis forem se apresentando. “As pessoas ficam inquietas quando têm que lidar com expectativas porque não têm informações. Isso contribui para elevar os níveis de ansiedade e estresse”, afirma Edwiges, que considera que ignorar essa vulnerabilidade é um erro. “Os líderes devem trazer o lado humano para as relações e buscar proximidade com a equipe. E a equipe deve entender que o líder não é indiferente e sofre, também, as influências da situação”, explica ela ao ressaltar a importância de cuidar da saúde mental de todos os profissionais da empresa, sem distinção de cargo e hierarquia.

Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou um guia a respeito de cuidados sobre a saúde mental durante a pandemia. São orientações para lidar com as consequências psicológicas da covid-19, que vêm gerando estresse por motivos diversos, como o temor pela contaminação, as incertezas das mudanças, o isolamento social e o medo do desemprego. Um dos públicos-alvo abordados na publicação são os líderes de equipes.

O outro lado da crise

Embora a crise tenha deixado todos mais vulneráveis, ela cria condições para que nos tornemos mais adaptáveis e capazes de superar outras situações adversas, afirmam os especialistas em comportamento humano. “A capacidade de fluir em um terreno de imprevisibilidade, com boas entregas, sendo o dono da gestão da própria vida e da carreira. Esse é o tema central do ‘novo mundo’ do trabalho”, afirma Rafael Souto, da Produtive Carreira e Conexões com o Mercado.

Diversos segmentos do mundo corporativo já percebam os impactos negativos da crise: redução da demanda e da produtividade, paralisações de serviços, comprometimento da capacidade de pagamento, demissões. No entanto, ainda é precipitado medir, de forma precisa, os impactos reais. Contudo, Souto aposta que, quando a pandemia arrefecer, o emprego nunca mais será o mesmo, e as lideranças terão o desafio de reorganizar seus modelos de trabalho. “Estamos todos demitidos dos modelos tradicionais de trabalho e teremos que nos reinventar”.

Nesse cenário, o mundo corporativo precisará revisar seus paradigmas de trabalho e encontrar alternativas, como o home office, que não é nenhuma novidade, mas que passou a ser “um exercício interessante para muitas empresas”, explica Souto. Outras alternativas, segundo ele, são a possibilidade de trabalhos mais flexíveis e a revisão de níveis hierárquicos.

PODCAST: clique aqui para ouvir a conversa com Rafael Souto, CEO da Produtive Carreira e Conexões, na íntegra

 

Podcast – Rádio Peão: Saúde Emocional na Crise

O isolamento social, a preocupação com a saúde e o medo de perder o emprego, em meio a pandemia da Covid-19, estão deixando as pessoas mais estressadas, inseguras e ansiosas. Hoje, mais do que nunca, precisamos estar atentos à nossa saúde física e emocional. No novo episódio da Rádio Peão, podcast semanal da revista VOCÊ S/A, Rafael Souto, CEO da Produtive, é entrevistado sobre o tema e oferece dicas de como o profissional pode mostrar engajamento com a empresa, estabelecer uma rotina de trabalho saudável estando de sua casa, além da importância do papel do líder nesse momento. A edição também traz as ótimas contribuições da entrevistada Edwiges Parra, que é Psicóloga, Coach, Instrutora de Mindfulness e fundadora da EMIND.

Ouça agora nas plataformas de streaming Spotify  | Deezer | YouTube | Google Podcasts

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Podcast – Happy Hour com Elas: Coronavírus e Home Office: como dar conta?

Home office com a criançada em casa, uma série de agendas a serem cumpridas, se adaptar a esse novo formato de trabalho… Quantos desafios! Você não pode deixar de ouvir o episódio do podcast Happy Hour com Elas de hoje, que conta com a participação da Consultora Sênior de Carreira da Produtive, Marcia Oliveira, que mostra como aproveitar este momento como oportunidades de novos aprendizados, e também de Priscilla Caldeira Carbone, sócia trabalhista do Madrona Advogados, que planejou com antecedência as atividades pessoais e profissionais, e de Angelica Ceratti, gerente de marketing da Nokia, que mostra o desafio de dividir o espaço de trabalho com a família em casa. Quem faz a condução do programa é a jornalista e co-autora do livro “O mundo (quase) secreto das startups”, Caroline Marino. Está imperdível! Vem ouvir!

Ouça agora nas principais plataformas de streaming: Spotify | Deezer

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Podcast – Happy Hour com Elas: Transição de carreira: coragem é o primeiro passo para a mudança na trajetória profissional

Sexta-feira é um dia bem tradicional para um Happy Hour, certo? Então, aproveita e se joga no podcast do Happy Hour com Elas com a participação da Produtive. Em um bate papo bem descontraído, nossa Consultora de Carreira, Rosângela Chiaretti, a ex advogada tributarista e, agora, empreendedora, Virginia Cruz, e a jornalista e co-autora do livro “O mundo (quase) secreto das startups”, Caroline Marino, que conduz os episódios, falam sobre empreendedorismo e transição da carreira de forma consistente. Está imperdível!

Ouça agora nas principais plataformas de streaming: Spotify | Deezer

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Podcast – Rádio Peão: Você está pronto para mudar de carreira?

A Revista Você S/A lançou recentemente o Rádio Peão, espaço com podcasts que traz reflexões e novidades sobre o mercado de trabalho. No 4º episódio, quem participa é o CEO da Produtive, Rafael Souto, que fala sobre as motivações e os desafios que os profissionais enfrentam para realizar uma transição de carreira. Ele traz à tona alguns pontos importantes a serem considerados como funcionamento e aceitação do mercado, além de conselhos práticos para quem deseja realizar essa mudança de acordo com diferentes momentos de carreira. A edição também traz a participação de Monica Barroso, professora da The School of Life Brazil.

Ouça o podcast na íntegra, no canal do YouTube. Está imperdível!