6 maneiras de saber se sua carreira precisa de novos rumos


Pense que, daqui a um tempo, o emprego pode não existir mais na sua área de atuação. Por isso, planejar a carreira com apenas uma possibilidade é um erro 

Lidar com as mudanças rápidas de mercado não é uma tarefa fácil para a carreira de ninguém. Quando fazemos parte de um mundo globalizado, de acesso rápido às informações e abertura de novos mercados, estar atentos às transformações do trabalho é fundamental para não perdermos o gatilho de crescimento ou ficarmos obsoletos.

De acordo com a consultora de carreira sênior da Produtive, Marcia Oliveira, os profissionais de áreas específicas e bastante técnicas, como de Recursos Humanos, tiveram que passar a entender do negócio com essa transformação. “Uma área de desenvolvimento e treinamento, por exemplo, não pode colocar um projeto para rodar se não tiver uma métrica muito clara para análise do retorno sobre o investimento. Por muito tempo se ouviu que os resultados não eram tangíveis, mas agora, com os reforços do big data, esses profissionais precisaram desenvolver novas competências e oferecer um retorno mais estratégico às áreas das empresas”.

Outro exemplo de mudança que a especialista traz é no mercado financeiro, que tem saído do modelo tradicional, considerando as mais diversas operações de avaliação de risco, de conformidade, com muitas questões regulamentadoras e que exigia perfis muito técnicos, para negócios com novas moedas e novos modelos, como as fintechs. “O caso das seguradoras também é clássico nesse sentido. Hoje, nos deparamos com mais seguradoras online. Em médio prazo, o contexto mostra que teremos muitas pessoas fazendo seguro de forma pontual, sem necessidade do corretor físico, talvez”, comenta ela.

Nesse calibre de cenários futuros, Elisio Carolino Santos, executivo da área de finanças e advogado, tem buscado constante especialização para continuar competitivo e partir para novas atuações de trabalho. “Atuo em finanças desde o início da minha trajetória, mas considerei em ter a minha graduação em Direito, pois entendi que teria conhecimento complementar à minha experiência e também contribuir mais na área Existe uma lacuna grande entre jurídico e financeiro e ter ambos conhecimentos agrega muito valor”.

Ele comenta que procura se especializar muito para um dia atuar no meio acadêmico quando a vida executiva não for mais possível. “Acredito que o profissional de hoje precisa estar aberto a ambientes e conhecimentos novos. Sempre tive muita vontade de aprender e curiosidade”, diz ele que, além da graduação em Direito, coleciona títulos de especialista em Direito Empresarial e em Finanças, doutorado em Administração e está prestes a concluir seu mestrado também em Administração.

Fique conectado!

Veja abaixo as dicas da especialista Marcia Oliveira e saiba se a sua carreira precisa de atualização de rota

1 – A forma como o seu cliente chega até você é a mesma do que antes? Se não, repense sobre conhecimentos ou competências que você precisa adquirir para não perder a mão no relacionamento com os clientes.

2- As ferramentas ainda são as mesmas para realizar o seu trabalho? Com a participação cada vez maior da tecnologia na vida de todos, muitas empresas têm feito uma migração do analógico para o digital e isso tem mudado os processos internos. A dica de ouro aqui é: não seja resistente ao novo. Procure entender e participar desta mudança.

3- Procure conversar com os seus colegas de profissão. Faça networking para trocar ideias e benchmarking. Além de se atualizar, você mantém ativa a sua rede de relacionamento.

4- Para que lado estão indo? Conheça o plano estratégico da organização na qual trabalha. Dessa forma, você conseguirá investir em sua carreira com mais clareza, preenchendo lacunas que podem ser solicitadas em um futuro breve seja internamente ou pelo mercado.

5- O que está acontecendo em mercados estrangeiros? As maiores potências do mundo ditam as regras de tendências de consumo e culturais. Israel, por exemplo, se destaca em relação à cibersegurança. Já a China, está mudando o cenário da área de finanças. Nos EUA, em Nova York, carregam as mudanças da bolsa de valores, assim como na Califórnia, na região do Vale do Silício, é o polo de inovação e tecnologia.

6- Feitos todos os passos, gerencie seu plano de ação e procure validá-lo com especialistas da área para diminuir os riscos e aumentar a efetividade de sua decisão.

 

permalink | enviar por email
Atendimento via WhatsApp
Solicite mais informações

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu telefone (obrigatório)

    Unidade Produtive de preferência (obrigatório)

    Assunto (obrigatório)

    Empresa (obrigatório)

    Possui curso superior?

    Cargo / Posição

    Área de atuação

    Objetivo

    Último cargo ocupado

    Linkedin

    Anexar Currículo

    Sua mensagem (obrigatório)

    close
    Contact us